Teste Ergométrico

Teste-Ergometrico
O teste ergométrico é um procedimento onde o indivíduo é submetido a um esforço físico programado e individualizado com a finalidade de avaliar as respostas clínica, hemodinâmica, eletrocardiográfica e metabólica ao exercício. Esta avaliação possibilita: detectar sinais de doença coronariana, reconhecer arritmias cardíacas, prescrever exercício, avaliar o resultado de intervenções terapêuticas e demonstrar ao paciente e aos seus familiares a sua real capacidade física.

Para uma melhor qualidade do traçado eletrocardiográfico, o preparo da pele para fixação dos eletrodos é fundamental. Algumas vezes precisamos raspar os pêlos de alguns pontos do tórax e do abdome e friccionar a pele com gaze e álcool para remover a oleosidade natural destas áreas, onde serão colocados eletrodos descartáveis. Eventualmente será necessário o uso de uma lixa biológica. Embora na grande maioria das vezes este processo seja bem tolerado, é possível que ocasionalmente ocorra algum desconforto por reação alérgica ou hipersensibilidade individual. Nestes casos recomenda-se evitar a exposição ao sol nos dias subseqüentes, podendo-se utilizar hidratante ou creme dermatológico.

Durante todo o exame o médico estará ao seu lado monitorando o eletrocardiograma, a pressão arterial, a freqüência cardíaca, além de monitorar a sua condição clínica. O Sr.(a) realizará o exercício físico caminhando em uma esteira ergométrica. Progressivamente aumentará a velocidade e/ou a inclinação da esteira até o limite do esforço tolerado. A interrupção do teste pode ser solicitada a qualquer momento, devido ao cansaço ou qualquer outro motivo. Além disso, o próprio médico que acompanha o exame pode interromper o teste, se julgar necessário. Apesar de todos os cuidados na realização do exame, alguns incidentes podem ocorrer, como queda da esteira ou alterações clínicas como resposta anormal da pressão arterial, arritmias, angina do peito, tontura ou desmaio.

Este exame pode identificar com segurança a grande maioria dos pacientes que apresentam doença coronariana importante e salvar muitas vidas. Contudo, raramente, podem ocorrer arritmias graves, infarto e/ou morte. Lembramos que estes casos excepcionais (menos de 0,01% de óbitos na maioria das estatísticas mudiais) geralmente ocorrem em quem possui doença grave do coração e que estes indivíduos podem apresentar as mesmas complicações em qualquer outra circunstância, geralmente longe dos recursos necessários para tentar revertê-las.

ORIENTAÇÕES PARA EXAME:

Comparecer para o exame com 15 minutos de antecedência do horário agendado;
Para maior conforto durante o teste ergométrico, recomenda-se o uso de traje tipo agasalho esportivo ou bermudas e tênis;
Os homens farão o exame com o tórax desnudo e as mulheres devem trajar top ou sutiã.
Sugere-se também que se traga uma toalha de rosto;
Não fumar ao menos por 3h antes do exame;
Não realizar o exame em jejum.
Fazer uma refeição leve antes do exame;
Evitar beber café, chá preto ou bebidas alcoólicas no dia do exame;
Não realizar esforço não habitual por 12h antes do exame;
Se estiver em uso de medicamentos, traga o nome dos mesmos.
Não deixe de tomar os medicamentos em uso.
A suspensão ou não de algum medicamento para realizar o exame fica a critério do médico solicitante;
24h antes do exame não usar cremes, bronzeadores ou substâncias oleosas sobre o tórax;
Pacientes menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo seu responsável ou representante legal.

Os comentários estão encerrados.