CR (Radiografia Computadorizada) e DR (Radiografia Digital)

 

CR (Radiografia Computadorizada)

Foi introduzido pela Fuji em 1981, como primeiro sistema de imagem digital comercializado de radiografia computadorizada, sofrendo muitas melhorias na década de 90, sendo aceita hoje em grande escala na aplicação médica.
Neste sistema o chassis com filme radiográfico são substituídos por chassis com placas de fósforo(Flúor Brometo de Bário).
Após a exposição a radiação o chassi é submetido ao processo de digitalização no aparelho de scanner. Feito este processo, a imagem deverá aparecer na tela do computador interligado ao scanner, nesta tela a imagem poderá ser modificada quanto ao contraste, brilho, tamanho e muito mais…

570d929b-2d0a-4dad-ac58-049857522ff1

DR (Radiografia Digital)

Foi introduzida no final da década de 90, tem como fator principal a substituição do chassi eletrônico por um detector capaz de transmitir diretamente a um sistema digitalizador gráfico (CPU), gerando uma imagem para diagnóstico.
Este sistema elimina completamente o sistema de revelação seja por químicos ou scanners. Geralmente é utilizado apenas uma placa (chassi) 35 x 43 que possui uma bateria recarregável.

cr

Conclusão:

Os sistemas de radiografias digitais oferecem a obtenção de imagens com maior qualidade e menor exposição do paciente à radiação, comparados com os sistemas analógicos, excluindo também os riscos com a manipulação de químicos.

Vantagens:

1- Facilidade de exibição da imagem

Na radiografia digital a imagem vai ser mostrada em um monitor de vídeo, em vez do processo tradicional de expor o filme contra a luz.

2- Redução da dose de raios-X

Ajustando-se a dose para que a imagem tenha uma relação sinal ruído conveniente, consegue-se uma diminuição real da radiação absorvida pelo paciente.

3- Facilidade de processamento de imagem

O aumento do contraste ou a equalização por histograma são técnicas digitais que podem ser usadas. A técnica de subtração de imagens pode remover grande parte da arquitetura de fundo não desejado, melhorando assim a visualização das características importantes da radiografia.

4- Facilidade de aquisição, armazenamento e recuperação da imagem

Armazenamento em bases de dados eletrônicas, facilitando a pesquisa de dados e a transmissão para longas distâncias, usando redes de comunicações de dados.
Laudos de especialistas.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.