As DDS – Diálogo Diário de Segurança, é uma prática que deve ser valorizada no local de trabalho. O comportamento humano pode ser moldado para que a atitude de segurança floresça em cada indivíduo. Essa conversa diária com os colaboradores indicam o caminho certo para que essa crença se dissemine nos ambientes fabris.
O comportamento humano é algo bastante complexo, mas os estudos antropológicos nos colocam algumas luzes importantes sobre o assunto, e especialmente sobre como conseguir que as pessoas tenham o comportamento adequado.
O nível mais primário de comportamento é a chama da opinião que a pessoa tem a respeito de determinado tema. Mas somente a opinião não ajuda muito e, diante de qualquer dificuldade, pode ser que a mesma deixe de lado o comportamento socialmente desejável.
O nível seguinte é o da atitude. Aqui, a pessoa já tem um posicionamento mais firme, e não se desviará facilmente do comportamento escolhido por ela mesma, pois é pautado por uma série de convicções sobre o assunto.
Mas o desejável, em relação aos comportamentos socialmente construtivos, é que a pessoa tenha crença. Na existência de uma crença, dificilmente a pessoa deixará de lado o comportamento compatível com a mesma.
Por fim, não se pode esquecer da pressão social, como uma forma pragmaticamente muito eficaz de se obter das pessoas, o comportamento desejado contando-se com todo um esforço em prol da formação de uma crença, ou pelo menos da atitude correta.
Em Segurança do Trabalho, esse modelo é perfeita mente aplicável. Desejamos e fazemos todos nossos esforços para que o trabalhador acredite, creia, nas atitudes seguras. Este é o norte de qualquer programa consistente.
Com esse objetivo, um dos instrumentos administrativos consagrados pelo tempo é a prática dos cinco minutos diários de segurança. No início da jornada, o facilitador da equipe conversa com o pessoal sobre algum tema relacionado à prevenção e à promoção da saúde. Mas o que falar para o pessoal?
Uma das dificuldades maiores para esta prática é a falta de conhecimento da liderança. Evidentemente, não se pode falar sobre aquilo que não se sabe. Os acidentes de trabalho continuam cada vez mais fazendo novas vítimas e na maioria das vezes, após a investigação, chega-se à lamentável conclusão de que a maioria deles poderia ser evitada.
Um acidente ocorre basicamente devido a dois fatores: condição insegura, devido às falhas no ambiente de trabalho e ato inseguro, resultado de atitudes do trabalhador que podem comprometer a segurança.
Para evitar que o ambiente de trabalho gere uma condição insegura ao trabalhador, é necessário um empenho da empresa, principalmente da gerência e da área de segurança, quando se trata de atitude do colaborador a maneira mais eficiente de ser resolver esse problema é através da conscientização dos colaboradores através do DDS – Diálogo Diário de Segurança.
Tiago Franco.
Fonte:http://www.administradores.com.br/